Siga os mesmos princípios de uso inteligente de água que adota em casa.
Comunique vazamentos aos responsáveis.
Incentive a empresa/ Órgão onde trabalha a adotar equipamentos economizadores, como torneira automáticas ou eletrônicas, reguladores de vazão ou arejadores, válvulas de fechamento automático para chuveiro, descargas em caixa acoplada, entre outros.
Sugira à empresa/ Órgão adotar programas de reuso de água (implementado por alguns órgão governamentais como a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo – Sabesp), que podem ajudar na economia de muitos litros de água limpa no fim do mês.
Dentro de casa
1 Tome banhos rápidos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Em oito minutos, uma ducha gasta, em média, 24 litros .
2 Para escovar os dentes ou se barbear, use um pode d’água em vez de torneira.
3 Prefira descargas em caixas acopladas, que podem gastar de 3 a 6 litros a cada acionamento.
4 Só ligue a lava-louça quando estiver cheia e, na pia, feche a torneira enquanto ensaboa pratos, panelas e talheres. Um consumo de mais de 100 litros de água pode cair para menos de 20 litros .
5 Racione o uso de copos e pratos para evitar lavar um volume desnecessário.
6 Só acione a máquina de lavar roupa quando atingir sua capacidade total. Ela gasta 135 litros . No tanque, deixe as roupas de molho e use essa mesma água para ensaboá-las. A água do enxágüe, tanto do tanque quanto da máquina, pode servir para lavar o quintal.
7 Verifique sempre se há vazamentos.
Fora de casa
8 Regador ou mangueira-revólver podem representar economia de quase 100 litros para molhar as plantas.
9 Use vassoura em vez de mangueira para limpar pátios e calçadas. Dessa forma, você economiza cerca de 250 litros de água.
10 Lave o carro somente uma vez por mês, com balde, e gaste 40 litros de água – muito menos do que se usasse a mangueira.
Para mais dicas acesse: http://site.sabesp.com.br/site/default.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário