quinta-feira, 2 de agosto de 2012

COMPRA PÚBLICA SUSTENTÁVEL

É um processo por meio do qual as organizações, em suas licitações e contratações de bens, serviços e obras, valorizam os custos efetivos que consideram condições de longo prazo, buscando gerar benefícios à sociedade e à economia e reduzir os danos ao meio ambiente.

SUSTENTABILIDADE

Ser sustentável significa aproveitar de maneira consciente todos os recursos naturais, sem esgotá-los. Para colocar a sustentabilidade em prática, é preciso entender o conceito dos “Três Rs”, que são:

Reciclar materiais: reutilizar materiais usados para a fabricação de novos bens de consumo.

Reduzir o consumo: adquirir apenas o que realmente necessário. Com isso reduzimos o lixo produzido, e os problemas gerados por ele.
O consumo de água e energia elétrica, de forma controlada, também contribui para essa questão.

Reutilizar o que for possível: evitar o desperdício de materiais que ainda podem ter algum proveito para você ou para alguém.

Além disso, há um quarto “R”:

Repensar os hábitos de consumo e de descarte: antes de consumir bens ou de jogar algo fora, é preciso que pensemos nas conseqüências desses atos para a nossa geração e para as futuras.

O LIXO E VOCÊ

O Brasil, segundo os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), produziu em 2000 cerca de 157 MIL TONELADAS de lixo por dia. Por isso, é tão importante separar o lixo, além de refletir sobre o que se consome diariamente.

É MUITO LIXO! CADA HABITANTE PRODUZ PRATICAMENTE 1KG DE LIXO POR DIA!


Tempo de decomposição de alguns materiais que são depositados no lixo:

GUARDANAPOS DE PAPEL 3 MESES
 PAPEL TOALHA                   3 MESES
COPOS DESCARTÁVEIS      DE 200 A 450 ANOS
                                                              
Chiclete – 5 anos; Restos de frutas – 3 meses; Jornais – de 2 a 6 semanas; Embalagens de papel – de 1 a 4 meses; Tecidos – de 6 a 12 meses; Pontas de cigarro – 2 anos; Palito de fósforo – 2 anos; Madeira pintada – 13 anos; Náilon – de 30 a 40 anos; Tampinhas de garrafa – de 100 a 500 anos; Garrafas de plástico – mais de 500 anos; Latas de alumínio – de 100 a 500 anos; Vidros – indeterminado; Pilhas e baterias – de 100 a 500 anos; Fraldas descartáveis – 600 anos; Pneus - indeterminado
                                              
·        Uma tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 22 árvores.
·        Uma tonelada de plástico reciclado economiza 130kg de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário